ESTÁGIO INTRODUTÓRIO | |
1.1 | Escotismo: |
a) | Demonstrar conhecimentos sobre a história do Escotismo e a vida de seu fundador; |
b) | Conhecer a estrutura de uma Unidade Local de Escotismo e o que é uma seção escoteira autônoma; |
c) | Demonstrar conhecer o uniforme e o traje Escoteiro; |
d) | Conhecer o sistema de distintivos utilizados no Ramo Sênior; |
e) | Conhecer o sinal, o lema e as saudações escoteiras; |
f) | Conhecer os sinais manuais de formatura e os sonoros de chamada. |
1.2 | Ar Livre: |
a) | Saber armar e orientar uma barraca; |
b) | Demosntrar que sabe utilizar um lampião e um fogareiro, e as normas de segurança para seu uso; |
c) | Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: direito, escota, escota alceado, volta do fiel, volta da ribeira e nó de correr; |
d) | Saber arrumar uma mochila; |
e) | Demonstrar que sabe utilizar e conservar corretamente faca, facão e a machadinha, bem como as regras de segurança para seu uso; |
f) | Confeccionar um esboço orientado de seu bairro. |
1.3 | Cidadania: |
a) | Saber cantar corretamente o Hino Nacional; |
b) | Conhecer e preparar as cerimônias de bandeira. |
1.4 | Valores: |
a) | Cumprir os preceitos de sua crença religiosa. |
b) | Conhecer e cumprir a Lei e Promessa Escoteira. |
ESTÁGIO PROBATÓRIO | |
2.1 | Escotismo: |
a) | Conhecer a história do acampamento da Ilha de Browsea; |
b) | Conhecer a estrutura da UEB a nível regional; |
c) | Demonstrar conhecimento sobre o Sistema de Patrulhas: Patrulha, Conselho de Patrulha, Tropa, Conselho de Tropa e Corte de Honra; |
d) | Demonstrar conhecimento dos encargos de patrulha na sede e no campo. |
2.2 | Ar Livre: |
a) | Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: volta redonda com cotes, lais de guia, nó em oito, nó de aselha, nó de catau e balso pelo seio; e a amarra quadrada; |
b) | Conhecer e saber aplicar os sinais de pista; |
c) | Saber fazer uma pequena fogueira; |
d) | Conhecer a indumentária e o material individual para uma jornada, um acampamento e um acantonamento. |
e) | Planejar e executar em um acampamento uma refeição completa para sua patrulha; |
f) | Ter participado de pelo menos 2 acampamentos de tropa ou patrulha; |
g) | Executar sozinho uma pioneiria de pequeno porte; |
h) | Saber selecionar e acondicionar o lixo no campo e na cidade; |
i) | Demonstrar possuir noções de orientação e saber ler e orientar uma carta topográfica; |
j) | Conhecer as suas medidas pessoais, e a sua utilização, sabendo avaliar alturas e distâncias. |
2.3 | Cidadania: |
a) | Identificar, descrever e saber o significado das tradições de sua região; |
b) | Saber cantar o hino de seu estado. |
2.4 | Valores: |
a) | Cumprir com os preceitos de sua crença religiosa; |
b) | Prestar o Compromisso Sênior; |
c) | Identificar em sua família a vivência e a ausência dos valores expressos pela Lei Escoteira. |
2.5 | Sociabilidade: Programar, divulgar e desenvolver uma das seguintes atividades, apresentando posteriormente um relatório detalhado por escrito ao Chefe de Seniores: |
a) | Jantar ou almoço em sua residência para os Seniores de sua Patrulha; |
b) | Reunião social fora da sede com a participação dos Seniores e convidados; |
c) | Organizar um evento musical (música ao vivo, discos, fitas, vídeo, CDs, etc.), convidados; |
d) | Organizar uma atividade esportiva para a Tropa Senior e convidados; |
2.6 | Comunicação: |
a) | Fazer uma palestra à Tropa Senior sobre um tema a sua escolha; |
b) | Visitar um estabelecimento comercial fazendo um relatório de suas observações e apresentá-lo a sua Tropa. |
2.7 | Economia: |
a) | Apresentar um demonstrativo de suas receitas e despesas nos últimos 60 dias, e, uma previsão orçamentária de receitas e despesas para os próximos 60 dias. |
2.8 | Saúde: |
a) | Demonstrar o tratamento de pequenos cortes, contusões e escoriações. Saber aplicar um curativo com os cuidados necessários para evitar infecção; |
b) | Conhecer os limites normais de pressão arterial, pulso e temperatura e saber como podem mudar devido a doença ou lesão. Saber tomar corretamente pulso e temperatura. |
c) | Identificar os problemas de saneamento básico de sua cidade; discutindo possíveis soluções com seu examinador; |
d) | Relacionar as fontes das seguintes doenças transmissíveis e identificar suas formas de transmissão e tratamento: poliomielite, malária, meningite, tuberculose, doença de Chagas, esquistossomose, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS; |
e) | Compreender a importância de reconhecer e tratar rapidamente uma parada cardiorespiratória sabendo aplicar corretamente as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP); |
f) | Relacionar os itens necessários em um estojo de 1º socorros para sua patrulha. |
EFICIÊNCIA I | |
3.1 | Escotismo: |
a) | Demonstrar conhecer o significado de Jamboree e a história dos Jamborees Mundiais; |
b) | Conhecer a estrutura da UEB à nível nacional; |
c) | Conhecer a história de sua patrulha. |
3.2 | Ar Livre: |
a) | Demonstrar que sabe aplicar as seguintes amarras: paralela e diagonal; |
b) | Demonstrar os diversos tipos de fogueiras e descrever as regras de segurança no trato com fogo; |
c) | Conhecer o material de patrulha necessário para uma jornada, um acampamento e um acantonamento; |
d) | Elaborar e executar um cardápio para sua patrulha em um acampamento de fim de semana; |
e) | Ter participado de pelo menos 5 acampamentos de tropa ou patrulha; |
f) | Ter participado de pelo menos 1 acampamento em conjunto com outros Grupos Escoteiros; |
g) | Participar de uma jornada de pelo menos 12 km, utilizando a técnica de Percurso de Gilwell por 1 km; |
h) | Executar uma pioneiria de médio porte com o auxílio de sua patrulha; |
i) | Organizar um acampamento observando atentamente os "Padrões de Acampamento"; |
j) | Conhecer as características da fauna e flora de sua região e como interagir com o meio ambiente em atividades de campo; |
k) | Ter noções sobre os processos de filtragem e purificação da água. |
3.3 | Cidadania: |
a) | Participar ativamente de uma campanha comunitária. |
3.4 | Valores: |
a) | Cumprir os preceitos de sua crença religiosa; |
b) | Realizar uma auto-avaliação em relação ao compromisso assumido desde sua Investidura. |
c) | Identificar no cotidiano de sua comunidade a vivência e a ausência dos valores expressos pela Lei Escoteira. |
3.5 | Sociabilidade: Realizar uma das seguintes proposições: |
a) | Planejar e desenvolver com o auxílio de companheiros de ambos os sexos, uma reunião especial para a Tropa Sênior; |
b) | Assistir a uma peça de teatro, ou um filme, ou um show, junto com convidados de ambos os sexos e depois analisar com os participantes seus principais aspectos; |
c) | Organizar um convescote para a Tropa Sênior com a aprticipação de convidados de ambos os sexos. |
3.6 | Comunicação: |
a) | Fazer uma pesquisa sobre um assunto à sua escolha, preparar um relatório e apresentá-lo à sua Tropa; |
b) | Fazer uma visita a um estabelecimento bancário ou financeiro, fazendo um relatório de suas observações, e, apresentá-lo a sua Tropa. |
3.7 | Economia: |
a) | Orçar, executar e prestar contas à Corte de Honra dos gastos necessários para custear um acampamento de tropa ou da organização de uma festa. |
3.8 | Saúde: |
a) | Saber identificar a existência de fraturas (internas e externas), entorses e luxações, conhecendo seus tratamentos e socorro de urgência; |
b) | Conhecer os sintomas e tratamento de urgência de: estado de choque, traumatismo craniano, hemorragia interna e hemorragias venosas e arteriais; |
c) | Conhecer os sintomas e tratamento de urgência para os seguintes casos: picada de cobras ou animais venenosos, hipotermia, envenenamentos diversos e queimaduras de todos os graus; |
d) | Saber agir rápido e corretamente no atendimento a acidentados de trânsito, desde a retirada do acidentado de dentro do veículo, identificação dos sintomas, até sua remoção a um hospital; |
e) | Conhecer os meios improvisados de transporte de feridos, sabendo improvisar uma maca. |
EFICIÊNCIA II | |
4.1 | Escotismo: |
a) | Conhecer a história de Gilwell Park; |
b) | Conhecer a estrutura do Escotismo Mundial; |
c) | Conhecer a história do seu Grupo Escoteiro ou de sua seção escoteira autônoma. |
4.2 | Ar Livre: |
a) | Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: nó de pescador, volta do enfardador e volta do salteador, laçada corrediça e cadeira de bombeiro; |
b) | Demonstrar que sabe aplicar falcaças e costuras em cabos; |
c) | Conquistar a especialidade de Cozinheiro, Nível II; |
d) | Ter acampado com a Tropa ou patrulha por no mínimo 15 noites; |
e) | Ter participado de pelo menos 1 acampamento regional, nacional ou internacional; |
f) | Planejar, executar e avaliar um acampamento de tropa ou patrulha; |
g) | Conhecer as técnicas de plantio e poda de árvores; |
h) | Preparar uma refeição mateira; |
i) | Fazer um esboço topográfico pelo método da prancheta e pela tela panorâmica; |
j) | Realizar uma das proposições abaixo: |
- | Participar de uma jornada de pelo menos 25 km a pé ou 35 km de bicicleta, acompanhado de outro membro de sua patrulha, com pernoite, realizando as tarefas propostas pela chefia, entre elas a elaboração de um Percurso de Gilwell de ao menos 3 km, apresentando posteriormente relatório individual da jornada. |
- | Realizar, durante um acampamento de tropa, as tarefas propostas pela chefia, entre elas a elaboração de um Percurso de Gilwell de ao menos 3 km, apresentando posteriormente relatório individual da execução. |
4.3 | Cidadania: |
a) | Conquistar a especialidade de História Brasileira, nível 2; |
b) | Ter noções dos Direitos e Devers Individuais e Coletivos previstos na Constituição Federal; |
c) | Ter noções da Declaração Universal dos Direitos Humanos. |
4.4 | Valores: |
a) | Cumprir os preceitos de sua crença religiosa; |
b) | Realizar uma auto-avaliação em relação ao compromisso assumido desde sua Investidura e seu progresso após a conquista da Eficiência I. |
4.5 | Sociabilidade: Realizar três das seguintes proposições: |
a) | Levar um grupo de jovens que não sejam escoteiros, no mínimo 3 e no máximo 6, na faica de 14-16 anos, a uma excursão com sua patrulha; |
b) | Apresentar a um grupo de jovens de 14 a 16 anos, que não sejam escoteiros, uma Palestra sobre as atividades da Tropa Sênior; |
c) | Prestar com sua patrulha um serviço à comunidade, com duração de no mínimo 4 horas; |
d) | Trazer um grupo de professores (no mínimo 3) para visitar seu Grupo Escoteiro, dando-lhes as informações sobre as atividades realizadas; |
e) | Ser o responsável pela preparação de uma atividade a ser realizada durante um dia de acampamento e que envolva a participação de jovens da comunidade, com duração de 2 a 4 horas; |
f) | Organizar uma exposição de ao menos 3 dias sobre o Escotismo aberta ao público, fora do Grupo Escoteiro. |
4.6 | Comunicação: |
a) | Fazer uma entrevista com um jovem que não tenha sido escoteiro sobre Escotismo, apresentando-o à sua Tropa Sênior; |
b) | Visitar um estabelecimento industrial, fazendo um relatório de suas observações, apresentando-o a sua Tropa. |
c) | Trazer seu pai, mãe ou responsável, para apresentar à Tropa a importância de sua profissão e seus principais aspectos. |
4.7 | Economia: |
a) | Planejar, executar e prestar contas, de uma campanha financeira de sua tropa, objetivando que todos os elementos de sua patrulha participem de uma atividade regional, nacional ou internacional. |
4.8 | Saúde: |
a) | Conquistar a especialidade de Primeiros Socorros no nível 3. |
4.9 | Projeto: Realizar um projeto que exija habilidade, aplicação e persistência. Não há restrições quanto a escolhado assunto pelo próprio sênior, mas deve ser algo que o ele possa preparar saindo de conhecimentos rudimentares e alcançando um alto padrão de conhecimentos. |
a) | Apresentação: |
- | O Sênior, após decidir sobre o tema do projeto, deve preparar um plano de realização do mesmo, por escrito, para ser apresentado à Corte de Honra e a Chefia. Estas deverão julgar separadamente, se o projeto atende aos requisitos aqui listados e se é algo possível de ser realizado. |
- | Devem constar da explanação do rapaz os seguintes pontos: |
- ilustrações, esboços ou gráficos; | |
- cronograma com as principais etapas e respectivas datas; | |
- obejtivos a serem atingidos; | |
- recursos necessários (humanos, materiais, literatura, etc.); | |
- explicação sobre a utilidade do projeto. | |
b) | Desenvolvimento: |
- | Execução - O projeto deve exigir do sênior mais de 3 meses de esforços e estudos, porém, menos de 6 meses para sua perfeita execução. Pode ser permitido o auxílio e aconselhamento de outros seniores, bem como de especialistas tais como técnicos, cientistas e profissionais do ramo abordado pelo projeto. o Chefe pode ser consultado em qualquer das fases, para dar idéias e conselhos. |
- | Acompanhamento - durante o período de realização do projeto o sênior deverá apresentar pelo menos duas vezes os progressos alcançados. Deve ser indicado o que fo atingido e o que não foi, em vista do planejado, bem como as principais dificuldades encontradas. Nestas apresentações, feitas à Corte de Honra, o sênior pode propor mudanças no cronograma e orçamento, e outras alterações comprovadamente necessárias. |
c) | Avaliação: |
- | Quando julgar que cumpriu o projeto e alcançou os padrões fixados, o sênior deve exibir o resultado de seu trabalho à Tropa e apresentar à Corte de Honra um relatório documentado e ilustrado demonstrando o atendimento dos objetivos a que se propôs. A Corte de Honra deve solicitar, sempre que possível, o auxílio de algum técnico no assunto para julgar se os padrões alcançados são satisfatórios. |
INSÍGNIA DE MODALIDADE | |
- | Correia de Mateiro |
- | Insígnia Naval |
- | Insígnia de Aeronauta |
Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e pelo menos 8 Especialidades, sendo obrigatória a de Excursões e uma outra, relacionada com a Modalidade (Básica, do Mar ou do Ar), essas duas no Nível 3. | |
CORDÃO DOURADO | |
Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia da Modalidade e que completar 12 Especialidades. | |
ESCOTEIRO DA PÁTRIA | |
Concedida pela Diretoria Regional, por proposta da Diretoria de Nível Local, ao Sênior especialmente recomendado pelos Escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, portador do Cordão Dourado, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e que possuir, entre as Especialidades conquistadas, um mínimo de 4 do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3. |
Material Escoteiro
Etapas do Ramo Sênior
Assinar:
Postagens (Atom)